Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Fusão do Banif com a CGD fazia "todo o sentido"

O ex-presidente do Conselho de Administração do Banif Luís Amado considerou hoje que a integração do banco na Caixa Geral de Depósitos (CGD) fazia todo o sentido, mas que a hipótese enfrentava "constrangimentos".

Fusão do Banif com a CGD fazia "todo o sentido"
Notícias ao Minuto

22:03 - 30/03/16 por Lusa

Economia Luís Amado

"Tentou-se na parte final fazer uma abordagem de consolidação com uma instituição nacional que fazia, na minha opinião, todo o sentido", afirmou o responsável.

Amado respondia sobre a intenção de integrar o Banif na CGD, revelada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, em dezembro, no parlamento, dois dias após a resolução do banco e da venda de parte da sua atividade comercial ao Santander Totta.

"Falou-se muito disso na parte final com os constrangimentos e impedimentos que conhecemos", sublinhou Luís Amado durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao Banif.

De resto, o antigo líder não executivo do Banif revelou aos deputados que colocou o seu lugar à disposição assim que o Estado injetou 1,1 mil milhões de euros no banco, passando a controlar mais de 99% da instituição.

"Quando o Estado entrou no banco, meti o meu lugar à disposição do ministro das Finanças e do governador do Banco de Portugal que me pediram para continuar no banco em prol da estabilidade do sistema financeiro", informou.

Confrontado com outra questão, relacionada com a União Bancária, Luís Amado disse que "a União Bancária foi uma espécie de rolo compressor que se sentiu" e que o Banco de Portugal, do seu ponto de vista, "foi muito pressionado por essa situação".

E realçou: "Não tenho nenhuma dúvida de que essa perspetiva teve influência nessa situação".

Defendendo a atuação da equipa de gestão liderada por Jorge Tomé, Luís Amado indicou apenas que o presidente executivo "podia realmente ter antecipado em alguns meses o plano de recuperação", insistindo que o gestor "fez o que tinha que fazer" enquanto esteve no comando do Banif.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório