Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Sorriso rasgado para Portugal: Juros caem no regresso aos mercados

Leilão de dívida desta manhã correu da melhor maneira para os cofres do Estado. Investidores voltaram a demonstrar confiança com ajuda do programa de compra de dívida do BCE.

Sorriso rasgado para Portugal: Juros caem no regresso aos mercados
Notícias ao Minuto

11:06 - 23/03/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Emissão

Mais de duas semanas depois do anúncio de um programa de compra de ativos do BCE reforçado, Portugal continua a sentir os efeitos positivos do regresso da confiança dos investidores. A influência positiva de Mario Draghi e os efeitos secundários da aprovação do Orçamento do Estado já tinham sido notados na emissão de dívida a seis meses e um ano na semana passada, mas a tendência tornou-se ainda mais positiva esta manhã.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) apostava no sucesso da emissão desta manhã e a verdade é que as taxas de juro finais traduzem uma queda nos custos de financiamento, aumentando a margem de manobra para os cofres do Estado.

Na linha de Obrigações do Tesouro a cinco anos, Portugal conseguiu juros médios de 1,84%, menos do que os 2,03% conseguidos numa emissão semelhante no início deste mês; nas Obrigações a 14 anos não existe ponto de comparação recente, mas a média de 3,36% obtida nas vendas desta manhã são semelhantes às taxas a 10 anos nas últimas idas aos mercados.

Os baixos custos permitiram ao IGCP ultrapassar a previsão de dívida a emitir: o planeamento indicava a venda de 750 a mil milhões de euros, mas acabaram por ser colocados 1.007 milhões de euros nas mãos dos investidores.

Filipe Silva, diretor de gestão de ativos do Banco Carregosa, fala em "taxas muito favoráveis" conseguidas graças "à rede de suporte que o Banco central Europeu tem sido". "O mais importante a salientar nesta emissão é que é com dívida de longo prazo que Portugal baixa o custo médio do seu financiamento", garante o especialista, falando em sinais de que "os investidores continuam interessados em comprar dívida pública mesmo nas maturidades mais longas que vão para lá do prazo do plano de estímulos do BCE".

"Ou seja, acreditam que mesmo quando esse plano acabar, o BCE não deixará cair a dívida soberana europeia", conclui.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório