Em análise ao Orçamento do Estado para 2016, que foi aprovado esta quarta-feira, em Assembleia da República, Bagão Félix considerou que António Costa agiu com “mestria” ao conseguir que Bloco de Esquerda e PCP aprovassem algo que “apesar de tudo, tem uma carga elevada de impostos, bem como algum rigor e sacrifício”.
O antigo ministro das Finanças lembrou que todos os orçamentos assentam em “mais despesa ou menos impostos”. Neste caso, optou-se pela primeira, algo que só se poderá saber se foi acertado posteriormente.
“Os governos são como os melões. É preciso abri-los para ver se são bons. É o que acontece com este orçamento, é preciso que ele seja executado para ver se é executável”, disse, lembrando uma frase proferida pelo ex-ministro Luís Barbosa.
Bagão Félix lamentou ainda o facto do PSD se ter abstido da discussão, lembrando que “o Orçamento do Estado é um dos momentos mais elevados da discussão política e democrática”.