Novo Banco com 'buraco' de 800 milhões em 2015. Um prejuízo recorde

Valor negativo recorde deve ser anunciado na próxima semana, de acordo com o reportado esta noite pela SIC.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
17/02/2016 21:19 ‧ 17/02/2016 por Notícias Ao Minuto

Economia

Banca

Avançou esta noite a SIC com a notícia de que o Novo Banco perdeu 800 milhões de euros em 2015, um nível de prejuízos recorde que ainda não foi oficialmente anunciado, algo que deverá acontecer na próxima semana.

Este ‘buraco’ é explicado, conforme indica a estação de Carnaxide, por decisões tomadas por Ricardo Salgado, uma vez que os resultados da operação bancária foram positivos.

O ex-presidente autorizou o então Banco Espírito Santo (BES) a fazer empréstimos de valores elevados a 50 grandes empresários e grupos económicos. Estes empréstimos vieram a revelar-se incobráveis e exigiu agora provisões do Novo Banco.

Sublinhe-se que não só não foram pagos os montantes em dívida, o chamado capital, como também não foram pagos os juros acumulados ao longo de vários anos.

Estes resultados negativos extraordinários vieram manchar os resultados positivos da operação bancária propriamente dita, que foram positivos em 100 milhões de euros, uma melhoria de 10% em relação ao ano passado, conseguida graças ao processo de reestruturação.

A SIC lembra que o processo de venda do Novo Banco recomeça nas próximas semanas e terá de estar concluído até ao início de agosto. O Banco de Portugal vai tentar fazer um negócio por venda direta mas caso não consiga admite fazer um aumento do capital do banco na bolsa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas