Crédito à habitação nunca foi tão barato em Portugal

Bancos continuam a aliviar clientes todos os meses. ‘Efeito BCE’ está a ser decisivo nas decisões de todo o sistema financeiro.

--

©

Notícias Ao Minuto
12/01/2016 10:29 ‧ 12/01/2016 por Notícias Ao Minuto

Economia

Financiamento

Nunca os portugueses pagaram tão pouco pelos empréstimos para a compra de casa. A conclusão é do Banco Central Europeu, que divulgou dados do sistema financeiro português se margem para dúvidas.

Em novembro do ano passado, os portugueses estavam a pagar 2,1% pelos novos créditos à habitação, o valor mais baixo de sempre. A elevada liquidez da banca da zona euro, que afeta também Portugal, está a ser conseguida graças ao programa de compra de ativos do BCE; com mais dinheiro disponível, os bancos não precisam de exigir juros altos como fonte de financiamento e os custos para os clientes caem.

Os dados do décimo primeiro mês do ano passado significam a nona queda mensal consecutiva nos juros do crédito à habitação em Portugal, em linha com o alívio nas Euribor. As taxas a três, seis e nove meses chegaram a valores negativos no ano passado e as taxas a um ano poderão seguir o mesmo caminho este ano.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas