Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Secil inaugura fábrica no Brasil

A Secil inaugurou hoje sua primeira fábrica de cimento no Brasil, na cidade de Adrianópolis,  no Paraná (região sul do país), com capacidade de produção de 1,8 milhões de toneladas de cimento ao ano.

Secil inaugura fábrica no Brasil
Notícias ao Minuto

22:55 - 17/12/15 por Lusa

Economia Cimento

O presidente executivo da empresa, Gonçalo Salazar Leite, afirmou que a expetativa é a de que a sede no Brasil represente 20% do volume de negócios da empresa no médio prazo, em cinco anos.

O presidente do Conselho de Administração da Semapa, holding que detém o capital social da Secil, Pedro Queiroz Pereira, afirmou à Lusa que, apesar de preocupado com a situação económica atual do Brasil, é otimista no médio prazo.

"Portugal é pequeno. Tenho de ir a lugares que me atraem mais,  e o Brasil é grande", afirmou, realçando que o investimento foi feito não a curto prazo, mas pensando em décadas para o retorno. 

A nova fábrica, que ocupa 350 mil metros quadrados (50 mil metros quadrados de área construída), fica numa cidade com uma jazida de calcário e gera mais de 250 empregos diretos na sua operação. 

A empresa investiu 800 milhões de reais na construção da fábrica, numa obra que durou três anos e contou com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social brasileiro (BNDES). O funcionamento preliminar da fábrica começou em abril.

A fábrica funciona com automatização e um sistema de gestão ambiental que reduz a poluição, trabalha com eficiência energética e reutiliza água da chuva para arrefecimento de equipamentos e limpeza.

A Secil adquiriu neste ano 100% do capital da brasileira Supremo Cimento e de sua fábrica em Pomerode (em Santa Catarina), que eleva a capacidade instalada da empresa no Brasil para mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

Gonçalo Salazar Leite afirmou que a intenção é tornar a Supremo uma marca regional, que abasteça a região sul do Brasil e o Estado de São Paulo, com o principal foco no varejo.

A história da empresa no Brasil começou em 2012, com a aquisição de 13,8% da Supremo Cimentos pela Secil e de 36,2% pela Semapa.

A Secil também está presente, além de Portugal, em Cabo Verde, Angola, Líbano e Tunísia.

Em 2014, a empresa registou um volume de negócios de 431,45 milhões de euros, um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior. 

O EBITDA (lucro antes de amortizações e juros) foi de 76 milhões de euros e o resultado líquido total, de 12 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório