Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Natal e Ano Novo são tempo de greves nos transportes

Dezembro e janeiro vão ser marcados por paragens laborais em várias empresas. Feriados e pagamento de horas extraordinárias estão entre os motivos de protesto.

Natal e Ano Novo são tempo de greves nos transportes
Notícias ao Minuto

07:45 - 02/12/15 por Notícias ao Minuto

Economia Paralisação

Os portugueses que utilizam transportes públicos vão ter uma desagradável prenda no ‘sapatinho’ este ano. O tempo de Natal e Ano Novo vai ser marcado por fortes constrangimentos na CP, CP Carga, Metro de Lisboa e STCP, provocados por greves anunciadas pelos sindicatos.

A CP é quem mais promete afetar a circulação: a paralisação começou ontem e o pré-aviso prolonga-se até 2 de janeiro. A STCP também começou o protesto ontem, mas o calendário do sindicato aponta para suspensões parciais até ao final do ano. Na CP Carga a suspensão laboral deverá ocorrer entre 7 de dezembro e 2 de janeiro e no Metro de Lisboa os trabalhadores preveem uma paragem parcial nos dias 9,10 e 11 de dezembro.

De acordo com o Diário Económico, as grandes queixas dos funcionários e sindicatos centram-se na falta de pagamento adequado de horas extraordinárias e na abolição de feriados feita pelo governo da coligação PSD/CDS-PP.

Para já, apenas a CP foi obrigada a oferecer serviços mínimos a 25 de dezembro e 1 de janeiro, por decreto do tribunal arbitral do Conselho Económico e Social. No feriado de 8 de dezembro a empresa não será forçada a garantir os serviços básicos aos passageiros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório