Aprovação do papel comercial do GES está a ser investigada

Reuniões que originaram os polémicos títulos de dívida estão a ser alvo de olhar atento por parte dos reguladores do sistema financeiro internacional.

bes ricardo salgado

© Reuters

Notícias ao Minuto
28/09/2015 10:16 ‧ 28/09/2015 por Notícias ao Minuto

Economia

Caso BES

O Banco de Portugal e a CMVM estão a investigar ao pormenor as reuniões da administração do antigo Banco Espírito Santo que deram origem à criação do papel comercial do GES. As duas entidades querem encontrar os culpados pela decisão de criar o produto financeiro que provocou perdas de milhões de euros, deixando cerca de 2.500 clientes sem poupanças.

De acordo com o Diário Económico, os supervisores estão particularmente atentos a duas reuniões: a de 4 de setembro de 2013 e a de 3 de outubro do mesmo ano. Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires e José Maria Ricciardi não estiveram presentes, tendo sido Joaquim Goes a assumir o papel principal na aprovação dos títulos de dívida do Grupo Espírito Santo.

Joaquim Goes rejeita responsabilidades, tendo garantido ao Banco de Portugal que não conhecia os valores envolvidos nem a situação real das empresas associadas aos produtos financeiros. O antigo administrador do BES acusa Ricardo Salgado e Morais Pires de esconderem “deliberadamente” os verdadeiros riscos do papel comercial.

Os dois reguladores do sistema financeiro nacional estão a tentar juntar dados para conseguir avançar com novos processos de contraordenação. Os resultados das investigações vão ser comunicados ao Ministério Público, que poderá depois avançar para a Justiça.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas