As vendas do El Corte Inglês em Portugal, no mesmo exercício, que terminou a 28 de fevereiro de 2015, atingiram os 417 milhões de euros, uma subida de 4,7% face ao período homólogo (399 milhões de euros), de acordo com o relatório e contas do grupo apresentado hoje em assembleia-geral, em Madrid.
Os resultados brutos de exploração (EBITDA) aumentaram 25,8% para os 38,4 milhões de euros, bem como os lucros líquidos, que atingiram os 18,4 milhões de euros, "um resultado que supera amplamente o do ano precedente, e que permitiu uma bonificação extraordinária e generalizada a todos os empregados da empresa portuguesa", adianta o grupo em comunicado.
"Este exercício, que corresponde ao 13º ano completo de atividade em Portugal, foi avaliado como muito positivo, considerando a conjuntura económica e deveu-se a um grande esforço de dinamização da atividade comercial", refere a empresa.
Contribuíram também para os resultados alcançados em Portugal a aposta "na incorporação de novos produtos, marcas e serviços", bem como investimentos em novas marcas.
A aposta no turismo, "através da adaptação a novos mercados, em substituição de outros mais tradicionais, penalizados pela conjuntura internacional", também contribuiu para os resultados apresentados em Portugal.
O grupo El Corte Inglês fechou o ano de 2014 com um lucro líquido de 118,08 milhões de euros, abaixo dos 174,3 milhões de euros verificados no ano anterior, o que representa uma queda de 32,3%.
Esta quebra é justificada pelas "atividades extraordinárias do exercício anterior que incluem as mais-valias resultantes da venda de 51% da Financeira El Corte Inglês, assim como os custos com a reorganização financeira realizada nesses 12 meses".
O volume de negócios consolidado situou-se nos 14.592 milhões de euros, mais 2,6% face a 2013, ainda de acordo com o relatório e contas relativo ao exercício fechado a 28 de fevereiro de 2015.