Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

BPI: CMVM extingue registo da oferta após desistência do CaixaBank

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) extinguiu o procedimento administrativo de registo da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pelo CaixaBank sobre o Banco BPI, devido à desistência da operação por parte do grupo financeiro catalão.

BPI: CMVM extingue registo da oferta após desistência do CaixaBank
Notícias ao Minuto

17:49 - 22/07/15 por Lusa

Economia OPA

A decisão foi hoje anunciada pelo supervisor do mercado de capitais português numa nota em que realça que o CaixaBank tinha já desistido do registo da OPA anunciada a 17 de fevereiro, depois de "não se ter verificado o preenchimento da condição de eliminação do limite à contagem de votos emitidos por um acionista estabelecido nos estatutos do BPI".

O banco catalão CaixaBank anunciou a 18 de junho ter desistido da OPA sobre o português BPI, banco do qual é o principal acionista.

A razão apresentada pelo CaixaBank é a de que "não se cumpriu a condição [estipulada na oferta] da eliminação do limite dos direitos de voto" imposto ao banco catalão.

Isto, depois de, na véspera deste anúncio, os acionistas do BPI terem decidido em assembleia-geral chumbar a desblindagem dos direitos de voto a 20% no banco, passo essencial para o sucesso da OPA que tinha sido lançada pelo CaixaBank.

Apesar de deter mais de 44 por cento das ações do BPI, os estatutos do banco português indicam que os catalães apenas tinham 20 por cento dos direitos de voto em assembleia-geral de acionistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório