Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Grécia: Gregos jogam roleta russa mas há uma bala lá dentro

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado afirmou hoje que a Grécia e os seus parceiros do Eurogrupo estão a jogar uma "roleta russa que tem uma bala lá dentro" e cujo desfecho só será conhecido na próxima semana.

Grécia: Gregos jogam roleta russa mas há uma bala lá dentro
Notícias ao Minuto

21:05 - 27/06/15 por Lusa

Economia Luís Amado

"Continuamos numa forte tensão negocial, num jogo de chantagem. É uma roleta russa, mas está lá uma bala dentro", alertou o antigo ministro, à margem do 1.º Fórum da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para Luís Amado, só na segunda-feira se vai perceber quais as consequências deste jogo:

"Vamos ver na segunda-feira feira, quando os mercados reabrem, como é que o BCE vai reagir e qual a decisão que vai tomar em relação à situação do sistema bancário grego. Não acredito que a banca grega resista a esta situação sem uma forte ajuda do Banco Central Europeu [BCE] e não vejo como é que o BCE pode garantir o consenso necessário para manter essa ajuda", disse, lembrando que o sistema bancário tem estado a ser alimentado diariamente por injeções de liquidez do BCE.

"Se isso acabar, haverá uma forte convulsão social na Grécia e a pressão interna sobre o Governo será muito grande", vaticinou.

Luís Amado considerou que a decisão do Governo grego de convocar um referendo para questionar o povo sobre a proposta dos credores, sem consultar os seus parceiros, "precipitou uma crise na relação entre a Grécia e o Eurogrupo", entrando-se agora em território desconhecido.

"Há risco para a União Europeia se a Grécia sair. O euro, desde logo, e a União Europeia entram numa nova fase com dinâmicas desconhecidas e cujos resultados serão imprevisíveis", admitiu, considerando que Portugal e outros países poderão ficar sujeitos "a uma forte especulação dos mercados", na sequência de uma "leitura diferente em relação à estabilidade da zona euro".

Afastou, no entanto, a possibilidade de um eventual incumprimento grego ter um impacto significativo na banca portuguesa.

"A dívida pública grega, hoje, está parqueada sobretudo nas instituições públicas, o setor privado tem uma dimensão residual na dívida grega", adiantou.

Durante o painel em que participou, Luís Amado salientou que se vive atualmente um processo de reconfiguração da geopolítica internacional e definiu a CPLP como "um instrumento fundamental para a as economias nacionais [dos nove países que integram a comunidade] se inserirem na economia global".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório