Papel comercial é 'bomba relógio' que passará de mãos

Processo está ‘congelado’ até venda estar concluída. Regras europeias e ‘confusão’ entre reguladores deverão ‘empurrar’ resolução do problema para novo dono.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
27/05/2015 08:30 ‧ 27/05/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Caso BES

O problema dos clientes do BES que compraram papel comercial do Grupo Espírito Santo ainda não tem fim à vista. O processo de venda do Novo Banco parou o processo de resolução e agora, segundo o Jornal de Negócios, a responsabilidade de resolver o problema pode mudar de mãos.

As limitações legais, a posição das autoridades europeias e principalmente as acusações mútuas e rejeição de responsabilidades por parte da CMVM e Banco de Portugal deverão ‘empurrar’ o processo para as mãos do comprador do Novo banco.

A liderança de Stock da Cunha esclareceu recentemente que o Novo Banco não iria assumir a totalidade das perdas dos clientes. A mais recente proposta de resolução foi rejeitada, uma vez que apenas garantia a devolução de cerca de 30% do investimento perdido.

O governador do Banco de Portugal vai estar hoje presente no Parlamento para a comissão de orçamento e finanças, onde deverá esclarecer algumas das questões em relação ao problema do papel comercial do GES.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas