Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Salgado com "excelentíssima" amizade com irmãs ao contrário de Pedro Queiroz Pereira

O antigo líder do BES Ricardo Salgado falou hoje no parlamento das referências do empresário Pedro Queiroz Pereira feitas na comissão BES/GES, referindo que, ao contrário do líder da Semapa, tem uma "excelentíssima" amizade com as suas irmãs.

 Salgado com "excelentíssima" amizade com irmãs ao contrário de Pedro Queiroz Pereira
Notícias ao Minuto

22:51 - 19/03/15 por Lusa

Economia Inquérito BES

"Provavelmente ele [Queiroz Pereira] não sabe, mas tenho uma excelentíssima relação de amizade com as minhas irmãs, e as minhas irmãs nunca puseram processos judiciais contra mim, o que não acontece com o senhor Queiroz Pereira", vincou Salgado.

O antigo líder histórico do BES falava no começo do segundo bloco de perguntas dos deputados da comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), que, pelas 22:30, levava já mais de sete horas de duração.

Quando esteve na comissão de inquérito, Pedro Queiroz Pereira disse que Ricardo Salgado não lidava "maravilhosamente com a verdade" e fez ainda comentários definidos pelo ex-banqueiro como "caricatos" sobre as suas irmãs, dizendo que estas faziam bolos para vender e que Salgado não se preocupava com elas.

"Isso não é relevante", defendeu Carlos Abreu Amorim (PSD), que questionava o antigo responsável do BES e procurava respostas mais concretas sobre outras áreas, com Salgado a devolver que deveria responder às declarações passadas de Pedro Queiroz Pereira.

O orador de hoje na comissão lembrou ainda que Pedro Queiroz Pereira é filho de uma "grande figura" de Portugal, Manuel Queiroz Pereira, "que muito ajudou o GES na sua reconstrução" em décadas passadas.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e a audição de hoje de Salgado é a primeira repetição nesta comissão.

A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na próxima quarta-feira.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório