Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Salgado não ajudou auditoria porque houve "julgamento prévio"

O antigo líder do BES Ricardo Salgado disse hoje que não participou na auditoria forense pedida pelo Banco de Portugal (BdP) à Deloitte porque diz que houve um "julgamento prévio" do regulador sobre o seu papel.

Salgado não ajudou auditoria porque houve "julgamento prévio"
Notícias ao Minuto

18:15 - 19/03/15 por Lusa

Economia Inquérito BES

"Fiquei profundamente chocado com o julgamento sumário que governador [do BdP] fez e percebi que estávamos perante um julgamento prévio", declarou Salgado na comissão parlamentar de inquérito à gestão do Banco Espírito Santo (BES) e do Grupo Espírito Santo (GES).

O responsável criticou Carlos Costa, governador do BdP, que, disse, traçou um julgamento prévio sobre si e sobre a atuação no BES aquando da resolução do banco, em agosto de 2014.

O caso "certamente acabará no tribunal", reconheceu Ricardo Salgado.

E acrescentou: "Estou confiante na justiça portuguesa".

A auditoria forense da Deloitte, e da qual foram já reveladas nas últimas semanas algumas partes, aponta para vários erros na liderança de Salgado, nomeadamente gestão ruinosa e vários incumprimentos a decisões do BdP.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e a audição de hoje de Ricardo Salgado é a primeira repetição nesta comissão.

A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na próxima quarta-feira.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório