Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Lista VIP é algo "típico de regimes ditatoriais"

O presidente do Conselho Económico e Social considera que os bons resultados da economia portuguesa não se devem à troika.

Lista VIP é algo "típico de regimes ditatoriais"
Notícias ao Minuto

12:37 - 19/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Silva Peneda

Uma eventual lista VIP de contribuintes é algo “gravíssimo”, “típico de regimes ditatoriais”, disse à Antena 1 José Silva Peneda.

O presidente do Conselho Económico e Social espera que o inquérito seja célere porque “é este tipo de coisa que mina a confiança das pessoas”.

Comentando a situação atual da economia portuguesa, Silva Peneda considera que os bons resultados não se devem ao programa da troika, mas sim à desvalorização do euro, à baixa do petróleo e à intervenção do Banco Central Europeu (BCE) nas taxas de juro.

Quanto à relação de Pedro Passos Coelho com o Fisco, Silva Peneda afirma ser “um caso político, que o maior partido da oposição já encerrou, e eu também entendo que sim”.

A Grécia foi outro dos temas em foco nesta entrevista à Antena 1. “O cenário da saída do euro ainda está de pé”, considera o presidente do Conselho Económico e Social, sublinhando que será "muito mau para Portugal”, caso não se chegue a um entendimento.

“Há quem não esteja a perceber o filme grego, há quem pense que se trata só de dinheiro”, mas, acrescenta, "entendendo é preciso olhar o caso grego como um problema geoestratégico".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório