Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operadora "informa ter sido notificada pelo Barclays Plc de que esta entidade deixou de deter uma participação qualificada na PT, mantendo, contudo, uma posição económica longa superior a 2% do capital social da PT e dos correspondentes direitos de voto".
Esta alteração deve-se à venda, a 4 de Janeiro, pelo Barclays Capital Securities, de 3.500.000 acções representativas de 0,39% do capital social da PT e correspondentes direitos de voto, e da aquisição na mesma data, de um ‘cash settled swap’ relativo ao mesmo número de títulos, o qual é detido pela mesma empresa.
"Em virtude de tais operações, o Barclays Plc passou a deter uma participação social correspondente a 16.402.365 acções representativas de 1,83% do capital social da PT e correspondentes direitos de voto".
Apesar desta alteração, a "posição económica longa detida pelo Barclays Plc na PT manteve-se acima do limiar de 2% relevante para efeitos de comunicação de posições económicas longas que havia sido reportada na última informação divulgada".
A PT foi informada de que a actual posição económica longa do Barclays Plc é relativa a 22.427.218 acções ordinárias da PT, representativas de 2,50% do respectivo capital social e correspondentes direitos de voto: Barclays Wealth Managers Portugal (0,01%), Barclays Bank Plc - France (0,0001%).