Os contribuintes vão poder aceder a serviços do Fisco em Espaços do Cidadão, uma solução que conta com restrições mas que ainda assim pode facilitar a vida a contribuintes que não têm acesso à net.
Com o acesso à Internet a ser cada vez mais essencial na relação fiscal com o Estado, os Espaços do Cidadão tentam assim ser uma ajuda.
Conta o Jornal de Negócios que vai ser possível resolver questões diversas, desde obter cadernetas prediais ou comprovativos de inexistência de dívidas tributárias, mas também tirar documentos para pagar o IMI, o selo do carro e atos isolados do IVA, bem como passar recibos verdes eletrónicos.
Saliente-se que estes Espaços do Cidadão servem precisamente para facilitar a vida a contribuintes na sua relação com serviços digitais do Estado. E são úteis precisamente para quem esteja menos à vontade com as novas tecnologias.
Com o objetivo de aproveitar a oferta de serviços públicos online da Administração Pública, estes Espaços resultam de parcerias com autarquias e lojas dos CTT, onde se presta este atendimento geral. O Fisco é só a mais recente, já que nestes Espaços era já possível tratar de outras questões, como por exemplo tratar da renovação da carta de condução.