Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Espanha é o motor económico da Europa com a Alemanha

Madrid, 08 mar - O presidente do banco espanhol BBVA, Francisco Gonzalez, considerou hoje em entrevista ao El Pais que a Espanha vai crescer 2,7% este ano e que, juntamente com a Alemanha, vai ser o motor do crescimento económico europeu.

Espanha é o motor económico da Europa com a Alemanha
Notícias ao Minuto

13:02 - 08/03/15 por Lusa

Economia BBVA

"Temos de dizer que a Espanha estava à beira do colapso em 2011; o Governo do PP tomou uma série de decisões que coincidiram com a baixa do petróleo e do euro; criou-se um círculo virtuoso e Espanha vai crescer este ano uns 2,7%; é o país que mais vai crescer na Europa e o motor de crescimento, juntamente com a Alemanha", disse o banqueiro em entrevista ao El Pais, à margem do Congresso Mundial das Telecomunicações, em Barcelona.

O presidente do BBVA mostra-se, por isso, "muito otimista" relativamente à economia espanhola: "Estivemos muito mal. Em 2010 e 2011, quando viajava ninguém me perguntava sobre o BBVA, só queriam saber quando é que Espanha e o euro iam colapsar. Agora dizem-me 'Mas o que é que fizeram?' É surpreendente a velocidade de recuperação da economia espanhola", concluiu o gestor.

De acordo com as previsões da Comissão Europeia, divulgadas no princípio de fevereiro, a Espanha deve crescer 2,3% este ano, acelerando depois para 2,5% no próximo ano, ao passo que a zona euro deverá expandir-se em 1,3% este ano e 1,9% em 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório