"Declaração ostensiva contra os gregos foi errada"

Silva Peneda assume, em maio, o cargo de conselheiro do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
22/02/2015 07:28 ‧ 22/02/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Silva Peneda

Em entrevista ao Jornal de Notícias, o presidente do Conselho Económico e Social criticou a forma como o Governo português lidou com a questão da Grécia, tendo como foco principal as declarações de Pedro Passos Coelho que disse que as ideias defendidas pelo Syriza – o partido que recentemente venceu as eleições na Grécia – são um “conto de fadas”.

Silva Peneda garantiu que se fosse ele o responsável português nesta matéria teria mostrado que estava do “lado da busca de um compromisso de um consenso com os gregos”.

“E ficava-me por aqui”, assegurou.

Na opinião do social-democrata “foi errado fazer uma declaração ostensiva contra os interesses gregos” até porque, frisou, “isto deixa sequelas e paga-se”.

“Foi uma afirmação gratuita que não trouxe vantagem para o país. Só tinha vantagem em colocar-se, não do lado da Grécia ou do Syriza, mas de uma posição que favorecesse o compromisso entre as duas partes”, apontou.

Nesta senda, Silva Peneda acrescentou ainda que “um pequeno país como Portugal, por muito que nos custe, não é decisivo” e, por isso, “só se afirma se estiver do lado daqueles que buscam aquilo que foi o espírito europeu”.

E este “espírito europeu” ficou demonstrado no acordo que a Grécia e a zona euro alcançou. “A Europa só avançou quando, apesar das divergências, as pessoas conseguiram encontrar posições em que o todo ganha mais do que o somatório das partes”, frisou.

Por fim, o ainda presidente do Conselho Económico Social mostrou-se “muito satisfeito” pelo entendimento que resultou da reunião de sexta-feira entre os 19 ministros das Finanças da zona euro.

“Foi uma oportunidade que a Europa soube aproveitar”, concluiu.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas