Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 16º

Acordo à vista no Eurogrupo: texto base já terá aval de ministros

Os ministros das Finanças da zona euro terão chegado a acordo com a Grécia sobre o texto que pode servir de base para entendimento. Porém, ainda não haverá um acordo formal.

Acordo à vista no Eurogrupo: texto base já terá aval de ministros
Notícias ao Minuto

18:06 - 20/02/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Entendimento

Segundo está a ser noticiado pela agência Reuters, que cita fonte oficial do governo grego, os ministros das Finanças da Zona Euro já terão conseguido chegar a uma base de entendimento para alargar a linha de financiamento aos gregos.

O acordo ainda não estará fechado, visto que terá agora de ser debatido e aprovado pelos diversos ministros da moeda única, mas depois de vários dias de impasse esta parece ser a melhor chance para um possível entendimento.

Relembre-se que, a reunião do Eurogrupo, que estava inicialmente prevista para as 15h00 locais (14h em Lisboa), começou com várias horas de atraso, tendo sido adiada por duas vezes.

Na base deste atrasos, estiveram reuniões entre o ministro grego, Yanis Varoufakis, o homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, que terão contado também com a presença de Christine Lagarde (FMI) e Jeroen Dijsselbloem (Eurogrupo).

Entretanto, outra fonte governamental adiantou que o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras vai solicitar a convocação urgente de uma cimeira europeia para domingo, caso falhe o pedido de Atenas para um prolongamento do financiamento do país pela UE.

"O primeiro-ministro informou o presidente do Conselho europeu, Donald Tusk, que a Grécia vai pedir uma cimeira europeia urgente da UE para domingo caso não seja obtido um resultado positivo nas discussões do Eurogrupo", referiu o responsável governamental citado pela agência noticiosa AFP.

[notícia atualizada às 18h30]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório