A indústria metalúrgica e metalomecânica em Portugal está a atrair a atenção de Pequenas e Médias Empresas (PME) estrangeiras.
O Público indica que 2014 foi o melhor ano de sempre para o setor no que diz respeito à exportação (absorveu metade do volume de negócios, ou seja, 14 mil milhões de euros) e que parte do dinamismo é explicado pelo investimento estrangeiro.
A sustentar esta evidência está o vice-presidente da Associação dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), ao dar conta de que o setor em Portugal “nunca foi protegido, nem a nível nacional nem comunitário”, mas que isso o tornou “mais forte”.
A associação gerida por Rafael Campos Pereira recebeu, no final do ano passado, quatro contactos de empresas francesas e belgas interessadas em instalar-se em Portugal. Além disso, em 2014 criou raízes no país uma empresa espanhola e outra francesa segue-lhe os passos.
Apostar no fabrico de produtos de alto valor acrescentado, como peças técnicas para a indústria automóvel, é um dos segredos.