PSD e CDS-PP pedem novos documentos a Salgado e a Machado da Cruz

O PSD e o CDS-PP apresentaram hoje novos requerimentos na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), pedindo mais documentação de Ricardo Salgado e do contabilista Francisco Machado da Cruz, por exemplo.

Notícia

© Reuters

Lusa
12/02/2015 18:40 ‧ 12/02/2015 por Lusa

Economia

Inquérito BES

Do ex-banqueiro Ricardo Salgado e do antigo contabilista da Espírito Santo International (ESI) Francisco Machado da Cruz os partidos reclamam relatórios e contas da ESI desde 2005, a evolução do passivo da entidade desde o mesmo ano e os fluxos de tesouraria da mesma desde então, por exemplo.

PSD e CDS-PP querem também que Salgado e Machado da Cruz, mas também o responsável da tesouraria do BES, José Castella, e o administrador da ES Services Pierre Butty apresentem informações sobre "eventuais relações com o BES Angola (BESA) e explicitação dos montantes envolvidos".

A maioria pede ainda novos dados ao atual BES, ao presidente do mesmo, Luís Máximo dos Santos, e ao Novo Banco, nomeadamente números indicativos do volume de depósitos e da evolução do crédito a empresas e particulares.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tem um prazo total de 120 dias, que pode ser alargado.

Na sexta-feira é votado em plenário precisamente a prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas