Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Milho é estratégico e o setor deve "aumentar a produção"

O Presidente da República disse hoje que o milho é um setor estratégico da economia portuguesa, defendendo que o aumento da produção é o maior desafio que enfrenta.

Milho é estratégico e o setor deve "aumentar a produção"
Notícias ao Minuto

13:07 - 11/02/15 por Lusa

Economia Cavaco Silva

"O milho apresenta-se hoje, mais do que nunca, como um setor agrícola estratégico da economia portuguesa, num momento em que o desenvolvimento da nossa agricultura e o equilíbrio da balança externa são objetivos nacionais claramente assumidos", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na sessão de abertura do X Congresso Nacional do Milho, que decorre num hotel de Lisboa.

Lembrando que o milho representa 80% da produção de cereais em Portugal, Cavaco Silva defendeu que a sua importância surge ainda reforçada pelo facto do país ser tradicionalmente deficitário nesta cultura.

Por isso, frisou, impõe-se "um olhar mais atento sobre o investimento ao nível da produção", sendo o aumento para produção o maior desafio que o setor do milho enfrenta.

O chefe de Estado destacou ainda a necessidade de se promover um bom aproveitamento dos fundos comunitários, "adequando a nova condicionalidade de 30% das ajudas diretas a medidas ambientais de diferentes setores agrícolas e implementando um programa de desenvolvimento rural adaptado às potencialidades de cada um".

"O equilíbrio da nossa balança comercial de produtos alimentares em 2020 é uma meta ambiciosa, mas não impossível", acrescentou.

Na sua intervenção, Cavaco Silva dedicou também algumas palavras aos agricultores "como agentes ativos da recuperação da economia nacional", notando que são "credores do respeito e apreço dos portugueses".

Além disso, continuou, "os produtores já mostraram que sabem produzir e produzir bem".

"Dificuldades e constrangimentos existirão sempre. O sucesso está em converter as dificuldades em desafios, os desafios em metas e as metas em conquistas. É isso, justamente, que o setor do milho tem vindo a realizar", sustentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório