Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Défice só será cumprido se PIB nominal crescer 1,7%

A meta do défice para 2014, de 3,8% do PIB sem medidas extraordinárias, apenas será alcançada se o PIB nominal tiver crescido no mínimo 1,7% face a 2013, alertou hoje o Conselho de Finanças Públicas (CFP).

Défice só será cumprido se PIB nominal crescer 1,7%
Notícias ao Minuto

14:40 - 20/01/15 por Lusa

Economia OE2014

Num relatório divulgado hoje, a entidade liderada por Teodora Cardoso afirma que "apenas um crescimento do PIB nominal inferior a 1,7% poderá comprometer a meta de 3,8% do PIB [Produto Interno Bruto] em termos ajustados".

Apesar de este valor ficar abaixo da estimativa do Governo para o PIB nominal de 2014, que, recorda o CFP, era de 2,5%, "o cumprimento da estimativa do Ministério das Finanças para o défice em termos ajustados parece exequível mesmo com uma evolução menos favorável para o PIB nominal".

Por outro lado, sublinha o CFP, um défice ajustado de 3,8% em 2014 "implica que no último trimestre o défice das administrações públicas não exceda 4% do PIB trimestral, o que corresponde ao resultado menos exigente dos últimos anos para o último trimestre do ano".

Em termos não ajustados, o CFP salienta que o défice "fixou-se em 4,9% do PIB até setembro, ligeiramente superior à estimativa do Ministério das Finanças para o conjunto de 2014", que é de 4,8% do PIB.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório