Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Governo quer facilitar criação de mercados de proximidade

O Governo está a preparar legislação que visa facilitar a constituição de mercados de proximidade com venda direta do produtor ao consumidor, mobilizando fundos comunitários para o efeito, anunciou hoje a ministra da Agricultura.

Governo quer facilitar criação de mercados de proximidade
Notícias ao Minuto

18:00 - 09/01/15 por Lusa

Economia Assunção Cristas

"Temos já a circular um diploma legislativo para facilitar a constituição dos mercados de proximidade que depois nos permita utilizar os fundos comunitários e os fundos estruturais para dinamizar, com o apoio do tecido autárquico, mercados de proximidade em que há uma venda direta do produtor ou da sua família para o consumidor", afirmou Assunção Cristas no encerramento das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar.

"Quando pensamos em acesso aos mercados pensamos naturalmente não só nos mercados internacionais e nas exportações - e há muita agricultura familiar a trabalhar para o mercado exportador-, não pensamos só no mercado das grandes superfícies (...) mas estamos também a pensar nos mercados de proximidade e nas cadeias curtas de distribuição", salientou a ministra.

A responsável da tutela da Agricultura destacou que existem no país "exemplos extraordinários de modernidade, de inovação, de sofisticação, de capacidade exportadora precisamente na agricultura familiar" e adiantou que esta deve ser encarada como "motor de valorização do território" e "aprofundamento da riqueza e diversidade do país".

Assunção Cristas lembrou que a agricultura familiar representa a maior parte da agricultura praticada no país e que "não se opõe a uma arquitetura sofisticada, moderna ou inovadora, mas que é complemento de outros modelos de agricultura dita mais empresarial".

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, apontando o seu papel na erradicação da fome e pobreza, no fornecimento de alimentos, na melhoria das condições de vida, na gestão de recursos naturais, na proteção do meio ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório