Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Queda das ações a 31 de julho foi "perfeitamente normal"

O ex-presidente do Novo Banco, Vítor Bento, desvalorizou hoje a queda das ações do BES a 31 de julho, dia seguinte à apresentação dos resultados semestrais, dizendo que tal foi "perfeitamente normal".

Queda das ações a 31 de julho foi "perfeitamente normal"
Notícias ao Minuto

14:10 - 02/12/14 por Lusa

Economia Vítor Bento

"A queda [das ações] a 31 [de julho] estava dentro do que analistas diriam que ia acontecer", disse Bento no parlamento, na comissão de inquérito à gestão do Banco Espírito Santo (BES) e do Grupo Espírito Santo (GES).

Já no dia seguinte, 01 de agosto, dia de queda ainda maior, se a mesma se deveu a "outro facto subjacente" é algo que Vítor Bento disse não fazer "a mínima ideia".

O gestor, que saiu do Novo Banco em setembro, foi ouvido pelos deputados durante cerca de quatro horas e meia.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de novembro e tem um prazo de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

Os trabalhos têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Será também avaliado, por exemplo, o funcionamento do sistema financeiro e o "processo e as condições de aplicação da medida de resolução do BdP" para o BES e a "eventual utilização, direta ou indireta, imediata ou a prazo, de dinheiros públicos".

A 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório