Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 16º

Bolsas europeias em alta após BCE admitir que pode comprar dívida soberana

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, pouco depois da abertura, depois de o presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter admitido na quinta-feira que a instituição se prepara para comprar dívida soberana em grandes quantidades.

Bolsas europeias em alta após BCE admitir que pode comprar dívida soberana
Notícias ao Minuto

09:29 - 10/11/14 por Lusa

Economia Abertura

Cerca das 09:o0 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava em alta, a subir 0,48%, para 3.079,76 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt estavam em alta, a subir respetivamente 0,38%, 0,51% e 0,20%. No mesmo sentido, as bolsas de Madrid e de Milão estavam a ganhar 0,32% e 0,20%, respetivamente.

Depois de ter aberto em baixa, a Bolsa de Lisboa invertia a tendência e, cerca das 09:00, o principal índice, o PSI20, estava a subir 0,90%, para 5.188,78 pontos.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou em alta na sexta-feira, com o Dow Jones a subir para um terceiro máximo consecutivo. O Dow Jones terminou a subir 0,11%, para 17.573,93 pontos, um novo máximo de sempre desde que foi criado, há 128 anos, sustentado pela descida do desemprego nos Estados Unidos.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,2472 dólares, contra 1,2415 dólares no encerramento de sexta-feira.

O BCE fixou na sexta-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,2393 dólares.

Depois do presidente do BCE, Mario Draghi, ter admitido na quinta-feira que a entidade monetária se prepara para comprar dívida soberana em grandes quantidades caso as medidas adotadas até agora não forem suficientes e as perspetivas de inflação piorarem, os investidores vão estar esta semana à espera de indicadores macroeconómicos.

Na quinta-feira, o Banco Central Europeu manteve inalteradas as taxas de juro, mas o presidente da instituição, Mario Draghi, deixou antever que a entidade monetária se prepara para comprar dívida soberana em grandes quantidades se as medidas adotadas até agora não forem suficientes e as perspetivas da inflação piorarem.

"O conselho de governadores (do BCE) é unânime no seu compromisso de utilizar instrumentos não convencionais adicionais no âmbito do seu mandato", afirmou Draghi, em conferência de imprensa.

Draghi adiantou que o "conselho de governadores atribuiu ao pessoal do BCE e aos Comités relevantes do Eurosistema a tarefa de assegurar a preparação a tempo para que se apliquem mais medidas em caso de necessidade".

A taxa de juro diretora está no mínimo histórico de 0,05% desde 04 de setembro, quando além de descer a taxa, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que iria lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro.

Desde a última terça-feira, o BCE supervisiona diretamente 128 bancos mais significativos da zona euro, incluindo quatro portugueses, num passo mais para a União Bancária.

O barril de petróleo Brent, para entrega em dezembro, abriu hoje em alta, a cotar-se a 83,65 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,32% do que no encerramento da sessão anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório