Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Da mini aos cigarros e carros a gasóleo, saiba onde vai gastar mais

Foi ontem apresentado o primeiro Orçamento do Estado do pós-troika. E não obstante se verifique uma pequena folga na austeridade, o alívio fiscal será mais para uns do que para outros. Entre as medidas do documento que orquestrará o destino do país no próximo ano, constam algumas alterações de tributação que dizem respeito a coisas tão simples como uma mini. Saiba onde vai gastar mais em 2015.

Da mini aos cigarros e carros a gasóleo, saiba onde vai gastar mais
Notícias ao Minuto

08:39 - 16/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Orçamento do Estado

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, apresentou ontem, ao fim da tarde, o Orçamento do Estado para 2015. No ano que será de eleições legislativas, o Executivo não agravará a carga fiscal, levando, no entanto, a cabo algumas alterações de tributação. E se neste particular em causa estão pequenas coisas, trata-se de pequenas coisas que mexerão com a carteira dos portugueses.

Uma mini, por exemplo, passará a custar mais 0,1 cêntimos, indica a consultora EY, citada pelo Diário Económico. Embora pareça pouco significativo, se muitas minis forem consumidas o impacto será algum. O imposto será tanto mais elevado quanto maior o grau de álcool e grau plato (concentração de sacarose por hectolitro) tiver a cerveja.

E por falar em álcool, as bebidas espirituosas ou brancas e os produtos intermédios, lista em que se inclui o vinho do Porto, também sofrerão um aumento de preço. Vejamos. Segundo a consultora EY, um litro de bebida branca ficará 2,80 euros mais caro.

No que ao tabaco diz respeito, o rapé, o tabaco de mascar, o tabaco aquecido e o líquido que contém nicotina para ser empregue nos cigarros eletrónicos vão passar a ser tributados. A justificação prende-se com razões de saúde pública e, como tal, as receitas arrecadas pelo Estado com esta subida do imposto sobre o tabaco reverterá para o Serviço Nacional de Saúde.

Abandonada foi a ideia de taxar produtos alimentares com excesso de sal e de açúcar. Indica o Diário Económico que a medida caiu por falta de consenso entre os membros do Governo.

Os veículos a gasóleo vão, por seu turno, ver agravado o imposto a que estão sujeitos. Se a matrícula do seu carro (categoria A) for anterior a julho de 2007, vai pagar mais. Um veículo matriculado entre 1981 e 1989 com 1.500 de cilindrada terá um custo acrescido de 1,39 euros. Mas se a cilindrada for de 3.000 e o carro matriculado após 1995 o acréscimo de IUC dispara para os 25,01 euros.

De referir ainda que os funcionários do Fisco passam a ter poderes de autoridade pública. A Lei Geral Tributária irá prever a punição entre um a cinco anos de pena de prisão a quem exercer coação física ou impedir a função de inspeção dos fiscais.

E atenção: quem não pagar impostos ou dissipar património para frustrar créditos tributários em vez de um dia arriscará agora um mínimo de um ano de pena de prisão.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório