Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mirós podem ser classificados sem acordo da Parvalorem

Quatro das 85 obras de Miró estão, desde esta semana, há mais de dez anos em Portugal, e podem, por isso, vir a ser alvo de classificação, sem acordo do atual proprietário, a Parvalorem.

Mirós podem ser classificados sem acordo da Parvalorem
Notícias ao Minuto

17:27 - 10/10/14 por Lusa

Economia BPN

Estas quatro obras deixaram de estar ao abrigo do artigo 68 da Lei do Património Cultural, no passado dia 05 de outubro.

Um guache e tinta-da-china sobre cartão, sem título, de 1938, um desenho a lápis e tinta-da-china, intitulado "Mulher sentada II", de 1939, e mais duas obras, também sem título, em tinta-da-china sobre papel, de 1949 e de 1950, são as obras em causa.

De acordo com os documentos de importação destas obras, a que a agência Lusa teve acesso, as quatro deram entrada em Portugal a 05 de outubro de 2004, enquanto as restantes 81 obras têm datas posteriores, a partir de dezembro de 2005.

Segundo o artigo 68 da Lei de Bases do Património Cultural, de 2001, "salvo acordo do proprietário, é vedada a classificação como de interesse nacional ou de interesse público do bem, nos dez anos seguintes à importação ou admissão".

Em julho deste ano, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, tinha pedido à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a abertura do processo de classificação e inventariação das 85 obras de Joan Miró (1893-1983) na posse do Estado, na sequência da nacionalização do antigo Banco Português de Negócios (ex-BPN).

No final de agosto, a DGPC decidiu arquivar esse processo, depois de a Parvalorem ter comunicado oficialmente que não reconhecia, "nos termos legais, interesse ou necessidade de se proceder à classificação das obras Miró".

Contactada pela agência Lusa sobre o facto de as quatro obras deixarem de estar ao abrigo do artigo 68 da Lei de Bases do Património Cultural, o presidente da Parvalorem, Francisco Nogueira Leite, escusou-se a comentar.

"Não faremos qualquer declaração até conhecermos as decisões do Tribunal Administrativo de Lisboa, que aguardamos há longo tempo", disse.

No Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa (TACL) correm, desde o início do ano, três processos interpostos pelo Ministério Público contra a saída das obras do país para venda em leilão, em Londres.

Foram esses processos que levaram a leiloeira Christie's a adiar o leilão por duas vezes, este ano, apesar de a Parvalorem ter obtido uma autorização de saída do país por parte da DGPC.

A coleção de desenho e pintura do artista catalão Joan Miró do ex-BPN tem gerado polémica, suscitou uma petição pública com mais de dez mil assinaturas e debates no parlamento, com a oposição a defender a manutenção das obras em Portugal.

Faz hoje uma semana que o Grupo Parlamentar do PCP entregou no parlamento um novo projeto de resolução, recomendando ao Governo que classifique as obras de Miró na posse do Estado e que sejam exibidas ao público.

A Lusa questionou a DGCP e o gabinete do secretário de Estado da Cultura, sobre a possibilidade de existir a intenção de reabrir o processo de classificação para estas quatro obras, que deixaram de estar abrangidas pelo artigo 68 da Lei do Património, mas até agora não obteve uma resposta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório