Procurar

Do 'bónus' no salário aos preços dos combustíveis: Os temas da semana

Confira os temas que marcaram esta semana, entre os dias 22 e 26 de setembro, que vão desde as novas tabelas do IRS que voltam a dar 'bónus' no salário este mês até às previsões para os preços dos combustíveis.

Do 'bónus' no salário aos preços dos combustíveis: Os temas da semana

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
27/09/2025 09:30 ‧ há 1 semana por Notícias ao Minuto
 

O salário de setembro volta a ter um 'bónus' por causa das novas tabelas do IRS para este ano, mas em outubro é expectável que as remunerações dos trabalhadores regressem para valores mais baixos.

Em causa está a aplicação das novas tabelas do IRS que, na prática, dão mais rendimento mensal aos trabalhadores. Este alívio foi mais sentido em agosto e setembro por causa dos retroativos. 

Depois, "a partir de outubro, já serão aplicadas as taxas de IRS 'normais' que mesmo assim são mais baixas do que aquelas que estavam em vigor, por isso continuará a ter mais rendimento disponível", prometeu o Governo.

O consumo privado deverá "abrandar de forma expressiva" em 2026, avisou, na segunda-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) no relatório 'Perspetivas Económicas e Orçamentais 2025-2029 (atualização)'. Uma das razões está relacionada com a redução dos reembolsos do IRS, por causa do ajuste às tabelas feito este ano.  

"O consumo privado deverá abrandar de forma expressiva em 2026, para 2,3%. Esta dinâmica resulta de um menor crescimento do rendimento disponível nominal, em especial durante a primeira metade do ano face à segunda metade de 2025, na sequência do esperado aumento das notas de cobrança de IRS e redução de reembolsos, após as alterações nas tabelas de retenção na fonte implementadas no final de 2025", pode ler-se no relatório do CFP. 

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que o Conselho de Ministros vai aprovar esta quinta-feira um conjunto de medidas na área da habitação, incluindo aumento das deduções à coleta para inquilinos e diminuição de taxas para senhorios.

"O foco é promover habitação a preços moderados para os portugueses e, em particular, para a classe média", afirmou Luís Montenegro, que falava na intervenção inicial no debate quinzenal na Assembleia da República, na quarta-feira.

"Imagine que empresta o seu carro a um filho e há um acidente, o seu seguro automóvel cobre os danos? Por norma, sim, mas nem sempre isto acontece. 

"Por norma, o seguro cobre os danos causados na viatura, seja quem for o condutor. Se a apólice não tiver restrições a este nível, a regra aplica-se também aos recém-encartados que guiem ocasionalmente o automóvel. Mas nem sempre é assim", explica a DECO PROTeste.

A organização de defesa do consumidor explica que, "no caso da cobertura de danos próprios, algumas seguradoras preveem a duplicação do valor da franquia contratada, caso o veículo seja conduzido por uma pessoa com menos de 25 anos e/ou com carta há menos de dois, que não seja titular do seguro, por representarem um risco superior ao do condutor habitual declarado na apólice".

Os preços dos combustíveis vão registar um comportamento distinto no início da próxima semana: o gasóleo deverá ficar ligeiramente mais caro, ao passo que a gasolina deverá registar uma descida no preço, de acordo com as previsões divulgadas esta sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).

Na prática, as previsões apontam para um aumento de meio cêntimo no caso do gasóleo e para uma descida de um cêntimo no preço da gasolina. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10