Receitas da Altice Portugal aceleram no 1.º trimestre. Foram 697 milhões

As receitas da Altice Portugal atingiram os 697 milhões de euros no primeiro trimestre, um aumento homólogo de 2,4%, apesar da redução de receitas registadas na Altice Labs, divulgou hoje a dona da Meo.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
27/05/2025 13:41 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

Resultados

 

"dummyPub"> 

"As receitas apresentaram um incremento de 2,4%, face a igual período do ano anterior, apesar da redução das receitas registada na Altice Labs", adianta a Altice Portugal, em comunicado.

Excluindo o desempenho da Altice Labs, "o crescimento das receitas acelerou para 7,0% face a igual período do ano anterior, beneficiando dos aumentos de 8,4% no Segmento Consumo, suportado essencialmente no negócio da energia, e de 5,3% no Segmento de Serviços Empresariais", explica a dona da Meo.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) totalizou 244 milhões de euros no primeiro trimestre, "uma redução de 5,6% face a igual período do ano anterior".

A empresa adianta que se for excluído o desempenho da Altice Labs, "o EBITDA reduziu-se 1,4% em termos homólogos não obstante o crescimento nas receitas acima mencionado, uma vez que existiram aumentos de custos diretos e comerciais associados ao crescimento da base de clientes de Energia, assim como a sazonalidade dos mesmos".

Quanto ao investimento, este ascendeu a 100 milhões de euros entre janeiro e março, "um crescimento de 1,3% em relação ao período homólogo".

Este incremento "reflete a ambição da empresa para o futuro num setor que enfrenta desafios cruciais, como a atualização tecnológica, a segurança, a expansão e a melhoria da qualidade da conectividade", adianta a Altice Portugal.

No trimestre em análise, a base total de RGU [unidades geradoras de receitas], de serviços fixos e móveis, "ascende a cerca de 14 milhões e o total de clientes únicos do Segmento Consumo totaliza 1,7 milhões".

O total de serviços fixos aumentou 0,8% em termos homólogos, para 6 milhões e a base de clientes do serviço de televisão por subscrição e conectividade avançou 1,8% e 2,2%, respetivamente, mantendo-se ambos em 1,9 milhões.

A Altice Portugal refere que a base de clientes móveis pós-pago totalizou 5,3 milhões, sendo que "impulsionada pela convergência cresceu 0,4% (+22 mil clientes) no 1.º trimestre de 2025 face ao 4.º trimestre de 2024".

No final de março, a Altice Portugal registava 6,6 milhões de casas com ?bra ótica e uma cobertura populacional de rede 5G de 96,82% e de 99,98% na rede 4G.

"Cerca de 89% da base de Clientes de Consumo, do Negócio Fixo, tem como tecnologia de base a fibra ótica", adianta a dona da Meo.

As receitas do Segmento Consumo subiram 8,4% para 374 milhões de euros, "tendo as receitas de serviço aumentado 9,1%, suportadas pelos níveis record de 'churn', crescimento na base de clientes de fibra e móvel pós-pago e o contributo adicional e bastante positivo da Meo Energia".

O negócio da energia "continuou a consolidar o seu papel como um pilar estratégico do ecossistema Altice Portugal" e "os planos tarifários inovadores e as ofertas combinadas de telecomunicações e energia, representam benefícios sinérgicos que reforçam a diferenciação da Meo Energia no mercado, impulsionando uma rápida aquisição de clientes", explica a operadora.

As receitas do Segmento de Serviços Empresariais subiram 5,3% (excluindo a Altice Labs) para 323 milhões de euros.

"Salienta-se, adicionalmente, a performance positiva do negócio 'wholesale' que cresceu, impulsionado pelo maior volume de tráfego nacional, associado a concursos televisivos, e por via do aluguer de infraestruturas, nomeadamente, condutas, postes e espaços técnicos, bem como pelo aluguer de capacidade internacional a outros operadores", refere a empresa.

[Notícia atualizada às 14h30]

Leia Também: Mota-Engil paga dividendo a partir de 12 de junho. Confira o valor

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas