Contração da economia no 1.º trimestre deve levar a "prudência"

A vice-governadora do Banco de Portugal (BdP), Clara Raposo, defendeu hoje que o desempenho da economia no arranque do ano é um sinal de que devem ser mantidas a vigilância e a prudência num contexto global de instabilidade.

Notícia

© Leonardo Negrão/Global Imagens

Lusa
06/05/2025 12:46 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

vice-governadora BdP

Segundo a estimativa rápida divulgada na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia portuguesa cresceu 1,6% em termos homólogos nos primeiros três meses do ano e contraiu-se 0,5% face ao trimestre anterior.

 

Esta evolução do PIB, com um desempenho inferior ao final do ano passado, é um "sinal de que devemos manter vigilância e ser prudentes neste contexto global de grande instabilidade", afirmou Clara Raposo, na conferência Banking on Change, organizada pelo ECO em Lisboa.

Mais do que incerteza, salientou, já que há vários decisores políticos a atuar no palco global hoje em dia que "são bastante instáveis na forma como apresentam as suas medidas".

"É neste contexto de prudência que é importante salientar quais são os aspetos de progresso da nossa economia que contribuem para a estabilidade financeira", defendeu, nomeadamente a preparação do sistema bancário.

Leia Também: Dívida pública situa-se nos 96,3% do PIB no 1.º trimestre

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas