O Produto Interno Bruto (PIB) em volume cresceu 1,6% em termos homólogos e diminuiu 0,5% em cadeia no 1.º trimestre de 2025, divulgou o INE, esta sexta-feira.
"O PIB, em volume, registou uma variação homóloga de 1,6% no 1º trimestre de 2025, após um crescimento de 2,8% no trimestre precedente. O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no 1º trimestre, em resultado do abrandamento do consumo privado", pode ler-se no comunicado do INE.
O Instituto explica que o "contributo negativo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi mais acentuado, refletindo a desaceleração das exportações de bens e serviços".
Além disso, comparando com o 4º trimestre de 2024, o PIB diminuiu 0,5% em volume, após um crescimento de 1,4% no trimestre anterior.
"O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB foi negativo enquanto a procura interna registou um contributo nulo, após terem sido positivos no trimestre anterior", nota o INE.
[Notícia atualizada às 11h07]
Leia Também: Tarifas de Trump terão um custo de 900 milhões de dólares para a Apple