Atividade industrial da China abranda em abril

A atividade da indústria transformadora da China abrandou em abril, de acordo com dados oficiais hoje divulgados, coincidindo com o agravamento das tensões comerciais entre Pequim e Washington.

Notícia

© Lusa

Lusa
30/04/2025 06:20 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

China

O Índice de Gestores de Compras (PMI, na sigla em inglês), o principal indicador do setor, publicado pelo Gabinete Nacional de Estatísticas chinês (NBS, na sigla em inglês), situou-se nos 49 pontos, em abril, abaixo dos 50,5 registados no mês anterior, quando o setor cresceu ao ritmo mais rápido em um ano.

 

Os analistas previam uma descida, mas mais moderada, para 49,8 pontos.

Neste indicador, um valor acima do limiar dos 50 pontos indica expansão da atividade face ao mês anterior, enquanto um valor inferior assinala contração.

Entre os cinco subíndices que compõem o PMI da indústria transformadora, os relativos à produção, novas encomendas (fundamentais para medir a procura), existências de matérias-primas e emprego ficaram abaixo do limiar de 50, enquanto apenas o subíndice dos prazos de entrega permaneceu em território expansionista.

Zhao Qinghe, estatístico do NBS, atribuiu o abrandamento em abril a "mudanças drásticas no ambiente externo" --- uma referência velada à guerra comercial entre Pequim e Washington, que este mês impuseram tarifas superiores a 100% entre si.

O NBS divulgou também hoje o PMI para os setores dos serviços e da construção, que recuou de 50,8 pontos em março para 50,4 em abril.

Este valor ficou igualmente abaixo das expectativas dos analistas, que previam uma manutenção em 50,8 pontos.

O índice da construção caiu de 53,4 pontos em março para 51,9, enquanto o indicador dos serviços recuou 0,2 pontos, para 50,1.

O PMI composto, que agrega os dados das indústrias transformadora e não transformadora, caiu de 51,4 pontos em março para 50,2 em abril.

Leia Também: Senado dos EUA confirma empresário David Perdue como embaixador na China

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas