Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
25º
MIN 18º MÁX 26º

Regresso às aulas está aí. Eis como evitar um 'choque' na conta

O Notícias ao Minuto falou com Jana Couto, autora de 'Como Ter Mais Dinheiro', uma obra que tal como o nome indica, fala sobre a gestão de finanças pessoais e investimentos.

Regresso às aulas está aí. Eis como evitar um 'choque' na conta
Notícias ao Minuto

09:00 - 10/08/24 por Notícias ao Minuto

Economia finanças pessoais

Falta pouco mais um mês para o regresso às aulas e, apesar de hoje em dia os manuais escolares serem gratuitos, o material escolar renovado e outros custos associados à educação podem pesar no orçamento de final de verão.

 

O Notícias ao Minuto entrevistou Jana Couto, autora de 'Como Ter Mais Dinheiro', uma obra que tal como o nome indica, fala sobre a gestão de finanças pessoais e investimentos.

Para os pais que já estão a fazer contas ao mês a palavra-chave é antecipação. "Aqui tem de haver plenamente antecipado. Pensar no orçamento que se tem, no que se ganha e no que se precisa de gastar", apontou, explicando que era no início do mês que se deve separar o dinheiro para quando chegar o mês mais "carregado", neste caso, setembro.

"A primeira coisa a fazer é perceber quanto dinheiro vou precisar para o meu filho ou filhos - porque pode ser mais do que um", aconselhou, dando conta de que também é importante ter um conta os escalões da Ação Social Escolar.

Face à situação financeira de cada, o passo seguinte é separar no início do mês determinado valor para que quando se chegue a setembro este orçamento já esteja nos 100%, para que depois se possa usar sem nenhuma 'baixa' no ordenado.

"Se já sei que vou ter o meu setembro mais carregado todos os anos, não vou esperar até setembro. Vou-me organizar mais cedo", afirmou.

Leia Também: "Mulheres são mais prudentes. Não são necessariamente quem gasta mais"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório