Grávida e a pensar nos gastos com filhos? O que pode fazer além de poupar
O Notícias ao Minuto falou com Jana Couto, autora de 'Como Ter Mais Dinheiro', uma obra que tal como o nome indica, fala sobre a gestão de finanças pessoais e investimentos.
© iStock
Economia finanças pessoais
Já diz o ditado que 'no poupar está o ganho', e para os futuros pais este pode ser um mantra a pensar muito seriamente... e ir mesmo mais além.
O Notícias ao Minuto entrevistou Jana Couto, autora de 'Como Ter Mais Dinheiro', uma obra que tal como o nome indica, fala sobre a gestão de finanças pessoais e investimentos.
Um caso de que se falou foi o caso das grávidas: que podem começar a poupar enquanto esperam pelo nascimento... mas como?
"Em primeiro lugar, a mãe ou os pais têm de perceber qual o objetivo para o qual estão a poupar para o filho", explicou, dando o exemplo do Ensino Superior.
Neste caso, "os pais têm um horizonte temporal de 18 anos, que é muito tempo". Jana Couto refere que é evidente que se os progenitores conseguirem poupar, por pouco que seja, algum dinheiro, ao fim dos 18 anos vão ter uma quantia considerável. Mas o 'truque' vai além da poupança: "Se investirem esse dinheiro, é óbvio que vão ter muito mais dinheiro. O que os investimentos fazem é valorizar o património".
Posto isto, a dica da especialista é que os pais "não se fiquem pelas poupanças", mas que aproveitem o período para aprender a investir. "E apliquem, nem que seja 20 euros por mês. No final dos 18 anos, vai fazer diferença", garantiu.
Leia Também: "Mulheres são mais prudentes. Não são necessariamente quem gasta mais"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com