Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 19º MÁX 27º

Edição de verão do Comboio Histórico do Vouga traz novidades

Os bilhetes para esta experiência única, 37 euros para adulto e 22 euros para crianças dos 4 aos 12 anos, já se encontram disponíveis.

Edição de verão do Comboio Histórico do Vouga traz novidades
Notícias ao Minuto

19:40 - 10/07/24 por Notícias ao Minuto

Economia CP

A CP – Comboios de Portugal anunciou a edição de verão do Comboio Histórico do Vouga, desta vez associada ao AgitÁgueda - Art Festival. A primeira viagem desta série única será já no próximo sábado, dia 13 de julho.

São 8 viagens que a empresa considera "inesquecíveis", e estão agendadas para todos os sábados, de 13 de julho a 31 de agosto. Esta iniciativa resulta de uma parceria estabelecida entre a CP, o Município de Águeda e a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga.

O itinerário da viagem começa na estação de Aveiro, às 13h45, com destino a Macinhata do Vouga, onde os passageiros terão a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Museu Ferroviário.

O percurso prossegue então para Águeda, onde os visitantes serão recebidos por um guia que os levará num passeio pela cidade para apreciar as obras de arte urbana que compõem o AgitÁgueda. A chegada a Aveiro está prevista para as 20h07.

Até ao dia 27 de julho, as viagens contarão com animação do AgitÁgueda, proporcionando uma experiência cultural e artística durante o percurso. A partir dessa data, os passageiros terão a oportunidade de visitar e admirar as obras de arte urbana resultantes do festival, tornando cada viagem numa experiência visualmente deslumbrante.

O Comboio Histórico do Vouga é tracionado pela locomotiva diesel CP 9004, uma peça histórica construída no final da década de 50 do século passado, que marcou o fim da era dos comboios de via estreita na Linha de Guimarães. O comboio é composto por cinco carruagens que são verdadeiras joias da história dos caminhos de ferro:

  • Carruagem de varandim belga de 1908, oferecendo uma viagem nostálgica aos tempos áureos do transporte ferroviário.
  • Carruagem alemã de 1925, que exemplifica a engenharia e design ferroviários do início do século XX.
  • Carruagem construída pelos Caminhos de Ferro do Estado nas oficinas do Porto em 1913, representando o legado industrial português.
  • Carruagem portuguesa do Barreiro, de 1908, que outrora percorria a pitoresca Linha do Corgo, entre Régua e Chaves.
  • Carruagem mista italiana, mostrando a diversidade e riqueza do património ferroviário europeu.

Os bilhetes para esta experiência única, 37 euros para adulto e 22 euros para crianças dos 4 aos 12 anos, já se encontram disponíveis para venda nos canais habituais da CP. 

Leia Também: AVANCA 2024 desafia cinéfilos a filmar e a animar durante cinco dias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório