Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 32º

Metal Portugal acredita em novo recorde de exportações este ano

A indústria metalúrgica e metalomecânica portuguesa acredita que será possível ultrapassar este ano o recorde de 24.017 milhões de euros de exportações atingido em 2023, após ter quase anulado em abril as quebras mensais homólogas que vinha registando.

Metal Portugal acredita em novo recorde de exportações este ano
Notícias ao Minuto

09:23 - 23/06/24 por Lusa

Economia metalúrgica

"Nos últimos meses vinha a verificar-se uma quebra das exportações face ao período homólogo. Mas também é certo que o primeiro semestre de 2023 tinha sido excecional, o melhor semestre de sempre, portanto os números eram muito desafiantes, e, tendo em conta alguma instabilidade que se tem verificado nos últimos tempos, não foi possível prosseguir a trajetória de crescimento nesses meses", afirmou o vice-presidente executivo da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) em entrevista à agência Lusa.

Rafael Campos Pereira salientou, contudo, que o crescimento homólogo de 11,5% alcançado em abril "praticamente compensou" a quebra acumulada dos últimos meses, tendo o setor encerrado o primeiro quadrimestre de 2024 com um valor acumulado de exportações apenas 2,6% abaixo do "ano extraordinário" de 2023.

"Depois de termos confirmado nos números aquilo que já era a nossa intuição no diálogo com as empresas, estamos convictos de que, pelo menos nos próximos meses, vamos continuar a crescer. Temos razões para estar relativamente otimistas e, embora seja cedo para antecipar, tenho a esperança de ultrapassar o recorde de 2023", arriscou.

Ainda assim, o dirigente associativo destaca que o segundo semestre do ano será marcado por uma forte "instabilidade e volatilidade", essencialmente resultante do atual contexto geopolítico, o que dificulta quaisquer previsões.

"Também temos a noção de que os nossos principais mercados -- que são Espanha, Alemanha e França -- não têm primado por estabilidade política e social", nota.

Para Rafael Campos Pereira, a "grande capacidade" das empresas portuguesas do setor para "ajustarem a capacidade instalada à procura" e "reagirem rapidamente" às flutuações do mercado tem sido chave neste contexto, assim como o facto de "estarem permanentemente à procura de oportunidades".

"Portanto, as empresas continuam bastante resilientes e capazes de dar resposta às encomendas mais exigentes", remata.

As exportações portuguesas de metalurgia e metalomecânica aumentaram 11,5% em abril, para 2.107 milhões de euros, registando o "oitavo melhor mês de sempre".

"Tratou-se do oitavo melhor mês de sempre, refletindo um crescimento de 11,5% face ao período homólogo, e pondo termo às variações homólogas negativas que vinham a verificar-se nos últimos meses", destacou a AIMMAP num comunicado divulgado no passado dia 11.

Assim, e depois de o mês de março já ter revelado "uma ligeira tendência de crescimento em cadeia", em abril "essa tendência acentuou-se, com um crescimento de 1,9% face ao mês anterior".

Em termos acumulados, o valor total das exportações do setor até abril ficou cerca de 2,6% abaixo do mesmo período de 2023, com a AIMMAP a recordar que, nos primeiros quatro meses do ano passado, foram registados "alguns dos melhores números de sempre nas exportações do Metal Portugal".

"Naquela altura, 2023 apresentava um crescimento de 15,5% em relação a 2022, refletindo uma performance extraordinária devido ao período de recuperação económica face às adversidades acumuladas desde 2019", salienta.

Para a associação, o registo alcançado em abril de 2024 "é notável, confirmando e consolidando a trajetória de crescimento e dinamismo do setor metalúrgico e metalomecânico" num ano em que o setor "continua a enfrentar um contexto particularmente desafiador, marcado pela incerteza quanto à evolução da conjuntura política e económica mundial, especialmente devido à situação de guerra na Ucrânia e na Faixa de Gaza".

Leia Também: Exportação cabo-verdiana de peixe enlatado aumenta 17%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório