Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Reserva Federal inicia reunião e deve manter taxas de juro

A Reserva Federal (Fed) norte-americana inicia hoje uma reunião de dois dias sem que estejam previstas descidas das taxas de juro, com a inflação ainda acima do desejado nos Estados Unidos.

Reserva Federal inicia reunião e deve manter taxas de juro
Notícias ao Minuto

15:20 - 11/06/24 por Lusa

Economia Fed

"A Reserva Federal vai manter as taxas inalteradas, entre 5,25% e 5,50%", antecipa Gregory Daco, economista-chefe da EY Parthenon, citado pela AFP.

Depois de aumentar as suas taxas face à inflação elevada, entre março de 2022 e julho de 2023, a Fed pondera agora começar a reduzi-las.

Antes disso, o banco central norte-americano quer ter a certeza que os preços param de subir, mas desde o início do ano não tem havido grandes progressos, com a inflação a recuperar.

"A Fed continua focada na inflação", e são estes dados que "vão determinar se baixa as taxas em setembro ou não", sublinha Krishna Guha, economista da Evercore, empresa de consultoria de investimentos.

Alguns analistas apontam agora para uma primeira descida em novembro e não em setembro.

Após ter acelerado no início de 2024, a taxa de inflação homóloga nos Estados Unidos permaneceu estável em abril em 2,7%, de acordo com o índice PCE, o favorito da Fed.

Segundo o índice de preços CPI, ao qual estão indexadas as pensões, situou-se em 3,4%.

Para decidir o momento de começar a baixar as taxas de juro, o banco central tem ainda em conta outros dados, como os do desemprego. A taxa de desemprego subiu uma décima em maio face ao mês anterior, passando para 4%, o número mais alto desde janeiro de 2022, embora a criação de emprego tinha ficado acima do que era esperado.

Na quarta-feira, após a reunião, serão divulgadas previsões económicas atualizadas e os responsáveis da Fed vão indicar se continuam a prever descer as taxas de juro até ao fim deste ano.

Leia Também: Bolsa de Nova Iorque encerra em alta enquanto espera dados sobre inflação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório