Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Cancelamentos da TAP causam "sérios prejuízos"

A Direção-Geral do Consumidor disse hoje estar a "acompanhar com preocupação os sucessivos cancelamentos dos voos da TAP", considerando que causam "sérios prejuízos" aos clientes da companhia portuguesa.

Cancelamentos da TAP causam "sérios prejuízos"
Notícias ao Minuto

18:20 - 28/07/14 por Lusa

Economia Direção-Geral

"Estes cancelamentos repercutem-se negativamente nos consumidores enquanto passageiros e clientes da companhia aérea portuguesa, causando-lhes sérios prejuízos, particularmente, neste período de férias", considera o organismo tutelado pelo ministério da Economia.

A Direção-Geral do Consumidor recorda que os consumidores têm direito a assistência, que inclui refeições (em função do tempo de espera), bebidas, duas comunicações (telefone, fax ou e-mail) e, eventualmente, hotel pago até à hora do próximo voo (bem como o transporte entre o hotel e o aeroporto).

"Se a companhia aérea não propuser esta assistência espontaneamente, deverão ser guardados, cuidadosamente, todos os recibos para de seguida reclamar o reembolso desses custos", recomenda.

De acordo com a legislação em vigor na União Europeia, os passageiros têm ainda direito ao reembolso no prazo de sete dias do dinheiro pago ou o reencaminhamento para outro destino.

A companhia aérea tem ainda a obrigação de proceder ao pagamento de uma indemnização, de valor variável, consoante a distância do voo cancelado, entre os 250 euros para um voo com distância inferior ou igual a 1500 quilómetros até 600 euros para voos fora da União Europeia com mais de 3.500 quilómetros.

O presidente da TAP, Fernando Pinto, admitiu hoje que os recentes problemas enfrentados pela companhia prejudicam a imagem da companhia aérea.

Fernando Pinto referiu ainda que os cancelamentos, atrasos e demais problemas nos voos da TAP já foram ultrapassados e a companhia aérea já está a trabalhar dentro da "normalidade", porém admitiu que os factos recentes prejudicam "a imagem da empresa".

O presidente da TAP falava à margem da assinatura de um protocolo de cooperação, formação e capacitação nas áreas das migrações e controlo de fronteiras entre Portugal e Guiné-Bissau, em Lisboa.

"Foi uma sequência de problemas, que neste período, sem dúvida nenhuma, afetaram a imagem da TAP", disse Fernando Pinto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório