Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Trabalhadores da Volkswagen no Tennessee aprovam adesão a sindicato

O sindicato United Auto Workers (UAW) obteve uma vitória histórica na sexta-feira, depois de os trabalhadores da única fábrica de montagem de automóveis da Volkswagen (VW) nos Estados Unidos terem aprovado a adesão ao UAW.

Trabalhadores da Volkswagen no Tennessee aprovam adesão a sindicato
Notícias ao Minuto

06:21 - 20/04/24 por Lusa

Economia Volkswagen

É a primeira vez na história que uma fábrica de montagem de automóveis localizada no sul dos Estados Unidos e não pertencente aos três fabricantes norte-americanos (General Motors, Ford e Stellantis) aprova a adesão ao UAW.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, felicitou os trabalhadores da VW "pelo voto histórico", de acordo com uma declaração.

Biden também criticou seis governadores republicanos por terem publicado uma carta antes da votação, na qual tentaram influenciar o voto dos trabalhadores, alegando que escolher a adesão ao sindicato ia pôr em risco os empregos nos estados.

Dos cerca de quatro mil trabalhadores da fábrica de Chattanooga, no Tennessee, 3.613 votaram para decidir sobre a sindicalização. Depois de três dias de votação, 2.628 aprovaram a filiação da fábrica no UAW (73% dos votos expressos) e 985 rejeitaram a proposta.

O sindicato considerou este resultado "uma vitória histórica" e congratulou-se com a decisão dos trabalhadores.

Por seu lado, a VW registou a vitória dos trabalhadores pró-UAW e afirmou estar a aguardar a certificação dos resultados pela comissão de relações laborais dos Estados Unidos, agência federal que supervisionou a votação.

"A VW agradece aos trabalhadores de Chattanooga por terem votado nesta eleição", concluiu a empresa.

Até agora, esta era a única fábrica da VW a nível mundial em que os trabalhadores não estavam representados por um sindicato.

Em meados de maio, cerca de cinco mil trabalhadores da fábrica de montagem da Mercedes-Benz no Alabama também vão votar sobre adesão a um sindicato.

Leia Também: Novo Volkswagen Golf já está em produção

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório