Preços. Taxa de inflação acelerou (mesmo) para 2,3% em março

Taxa é superior em 0,2 pontos percentuais à observada no mês anterior.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
10/04/2024 11:00 ‧ 10/04/2024 por Notícias ao Minuto

Economia

inflação

A taxa de inflação acerou para 2,3% em março, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira, em linha com a estimativa divulgada no final do mês passado

"A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 2,3% em março, taxa superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior", pode ler-se no comunicado do INE.

O indicador de inflação subjacente - índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos - registou uma variação de 2,5% (2,1% em fevereiro). 

A variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 4,8% (4,3% no mês precedente) enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados diminuiu para -0,5% (0,8% no mês anterior), parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em março de 2023 (variação mensal de 1,5%). 

A variação mensal do IPC foi 2,0% (nula no mês precedente e 1,7% em março de 2023). A variação média dos últimos doze meses diminuiu para 2,9% (3,3% em fevereiro). 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 2,6%, valor superior em 0,3 p.p. ao registado no mês anterior e superior em 0,2 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em fevereiro, a taxa em Portugal tinha sido inferior à da área do Euro em 0,3 p.p.). 

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,8% em março (2,4% em fevereiro), inferior à taxa correspondente para a área do Euro (estimada em 3,1%).

O IHPC registou uma variação mensal de 2,3% (0,2% no mês anterior e 2,0% em março de 2023) e uma variação média dos últimos doze meses de 3,8% (4,3% no mês precedente).

[Notícia atualizada às 11h04]

Leia Também: Taxas Euribor caem a três, a seis e a 12 meses

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas