Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Dave Calhoun renuncia ao cargo de CEO da Boeing

Responsável deverá sair até ao final deste ano.

Dave Calhoun renuncia ao cargo de CEO da Boeing
Notícias ao Minuto

12:49 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia Boeing

O presidente-executivo e CEO da Boeing, Dave Calhoun, deixará a fabricante de aviões até o final deste ano, de acordo com a BBC. De saída estão também o presidente da empresa e o diretor da unidade de aviões comerciais. 

A qualidade de fabricação tanto da Boeing quanto do fornecedor enfrenta um escrutínio cada vez maior após um incidente em 5 de janeiro, no qual uma porta se partiu em pleno voo.

Não houve feridos durante o incidente, mas o histórico de segurança da empresa tem sido alvo de escrutínio.

O relatório preliminar da agência norte-americana responsável pela segurança dos transportes (NTSB, na sigla em inglês) concluiu que faltavam quatro parafusos no painel do Boeing 737 Max 9 da Alaska Airlines durante o voo com 117 pessoas a bordo.

O incidente, que não provocou vítimas, forçou uma aterragem de emergência em Portland (Oregon, EUA) logo após a descolagem, segundo um relatório preliminar.

Devido ao incidente com o avião da Alaska Airlines, a Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) determinou em 6 de janeiro a imobilização de todos os Boeing 737, que vinte dias depois foram progressivamente libertados da 'quarentena' e regressaram ao ar.

A FAA já se tinha comprometido há cinco anos a aumentar a supervisão sobre a Boeing após os dois acidentes mortais em 2018 e 2019, nos quais também estiveram envolvidos aviões 737 Max, e que deram origem à maior crise da história da empresa.

A fabricante aeronáutica acumula cinco anos de prejuízos, primeiro devido à crise do 737 Max e depois devido à situação económica derivada da pandemia de Covid-19.

[Notícia atualizada às 12h53]

Leia Também: ULS Coimbra cria ecossistema de dados de saúde para uso em investigações

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório