A Iberdrola anunciou, esta quinta-feira, que vai investir 41 mil milhões de euros e contratar 10 mil pessoas até 2026 para acelerar a eletrificação.
"Os nossos pilares estratégicos assentam em redes, diversificação geográfica e um mix equilibrado de energia e clientes. Este plano permitir-nos-á aumentar a base de ativos, aumentar a rentabilidade e fortalecer as nossas finanças, assim como aumentar os dividendos e promover o emprego, as competências e o crescimento económico", refere Ignacio Galan, presidente executivo da Iberdrola, citado em comunicado.
A Iberdrola destaca "investimentos brutos de 41 mil milhões de euros, incluindo a aquisição de 18,4% da Avangrid, anunciada anteriormente".
Os lucros do grupo espanhol de energia Iberdrola cresceram 10,7% no ano passado e alcançaram os 4.803 milhões de euros, revelou a empresa em fevereiro.
A Iberdrola, que está presente em Portugal, teve um EBITDA, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações, de 14.417 milhões de euros no ano passado, um aumento de 9% em relação a 2022.
Os lucros da Iberdrola no ano passado foram os maiores da sua historia, com a empresa a destacar que em 2023 fez também investimentos recorde de 11.382 milhões de euros, mais 6% do que em 2022.
Leia Também: Lucro da Iberdrola cresce 10,7% no ano passado para 4.803 milhões