Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 25º

Acionistas da EDP votam novo Conselho Geral com Lobo Xavier

Os acionistas da EDP votam, no dia 10 de abril, num novo Conselho Geral e de Supervisão, liderado por António Lobo Xavier e na eleição do Conselho de Administração Executivo, para o mandato entre 2024 e 2026, anunciou.

Acionistas da EDP votam novo Conselho Geral com Lobo Xavier
Notícias ao Minuto

15:50 - 11/03/24 por Lusa

Economia EDP

Em vários comunicados hoje publicados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP deu conta da convocatória para a assembleia-geral (AG) de 10 de abril e dos pontos que serão colocados a deliberação.

Entre as propostas conta-se a eleição dos membros do Conselho Geral e de Supervisão da EDP para o mandato 2024-2026, com António Lobo Xavier como presidente.

Os restantes membros colocados à deliberação dos acionistas são: China Three Gorges Corporation; China Three Gorges International Limited; China Three Gorges (Europe), S.A.; China Three Gorges Brasil Energia, S.A.; China Three Gorges (Portugal), Sociedade Unipessoal, Lda.; Draursa, S.A.; Fernando María Masaveu Herrero; Helena Sofia Silva Borges Salgado Fonseca Cerveira Pinto; Zili Stephen Shao; Alicia Reyes Revuelta; Gonçalo Moura Martins; María José García Beato; Sandra Maria Santos; Stephen Vaughan; Lisa Frantzis.

A AG irá ainda votar na eleição do Conselho de Administração Executivo da EDP, liderado por Miguel Stilwell de Andrade, e que integrará, Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira, Vera de Morais Pinto Pereira Carneiro, Ana Paula Garrido de Pina Marques e Pedro Collares Pereira de Vasconcelos.

Na convocatória lê-se ainda que os acionistas irão deliberar sobre a prestação de contas de 2023 e todos os documentos associados, bem como sobre a afetação de resultados, incluindo um dividendo de 0,195 euros por ação.

Os detentores de títulos da EDP têm ainda na ordem de trabalhos proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da EDP, conferir autorização ao Conselho de Administração Executivo para a aquisição e alienação de ações e obrigações próprias e deliberar sobre a alteração integral dos estatutos da empresa e sobre a proposta de política de remuneração dos membros do Conselho de Administração Executivo apresentada pela Comissão de Vencimentos do Conselho Geral e de Supervisão.

Irão ainda "deliberar sobre a proposta de política de remuneração dos membros dos demais órgãos sociais apresentada pela Comissão de Vencimentos eleita pela Assembleia Geral".

A EDP fechou 2023 com resultados líquidos de 952 milhões de euros, um crescimento homólogo de 40%, contando, entre outras coisas, com "a recuperação da produção hídrica em Portugal", anunciou a elétrica em comunicado ao mercado, a 29 de fevereiro.

Leia Também: EDP convoca reunião com trabalhadores depois de greve da semana passada

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório