Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Afinal, trabalhadores podem (ou não) receber menos do que salário mínimo?

Conheça as situações específicas previstas no Código do Trabalho.

Afinal, trabalhadores podem (ou não) receber menos do que salário mínimo?
Notícias ao Minuto

07:33 - 15/02/24 por Notícias ao Minuto

Economia Salários

O salário mínimo nacional (SMN) aumentou, este ano, para os 820 euros, mas será que os trabalhadores podem receber menos do que este valor? De acordo com a DECO PROteste, é permitido pagar menos do que o salário mínimo em situações específicas previstas no Código do Trabalho.

São as seguintes: 

  • "Quem não faz um horário de trabalho completo (por exemplo, um trabalhador em part-time) não recebe obrigatoriamente o salário mínimo";
  • "No caso dos estagiários, praticantes, aprendizes ou formandos em situação de formação certificada, o salário mínimo pode ser reduzido em menos 20% durante, no máximo, um ano. Se o trabalhador for habilitado com curso técnico-profissional ou com um curso obtido no sistema de formação profissional qualificante para a respetiva profissão, o prazo máximo é de seis meses";
  • "Para os trabalhadores com capacidade reduzida ou deficiência, a retribuição mínima pode ter uma redução. Esta corresponde à diferença entre a capacidade plena para o trabalho e o coeficiente de capacidade efetiva para a atividade contratada, se a diferença for superior a 10%, ainda que com o limite de 50%. A certificação do coeficiente de capacidade efetiva é feita a pedido do trabalhador".

E os trabalhadores independentes? 

A organização de defesa do consumidor recorda que o "salário mínimo diz respeito ao valor mínimo de retribuição que pode ser efetuado a trabalhadores por conta de outrem".

"No caso dos trabalhadores independentes, interessa considerar o chamado 'mínimo de existência do IRS', que, em 2024, em todo o território nacional, se fixa em 11.480 euros anuais. Na prática, o Governo isenta de IRS trabalhadores independentes com rendimentos até ao valor do salário mínimo e baixa a taxa média de imposto para todas as pessoas com rendimentos brutos até mil euros mensais", explica a DECO PROteste.  

Leia Também: Paga renda? Pode receber mais 40€ no seu salário (saiba como funciona)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório