Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

No ano de admissão e no seguinte: Simule aqui quantas férias tem direito

Ferramenta é disponibilizada pela Autoridade para as Condições do Trabalho.

No ano de admissão e no seguinte: Simule aqui quantas férias tem direito
Notícias ao Minuto

08:00 - 28/01/24 por Notícias ao Minuto

Economia Férias

Sabe a quantos dias de férias tem direito no ano de admissão e no ano seguinte? Há um simulador da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) que ajuda a responder a esta questão. 

Pode aceder à funcionalidade aqui, sendo necessário introduzir informação sobre o contrato de trabalho, nomeadamente sobre o tipo de contrato, a data e a duração. 

"Este simulador foi desenvolvido com base na legislação em vigor à data de 01/05/2023. Não contempla situações abrangidas por regimes especiais ou por instrumentos de contratação coletiva e não inclui as adaptações legislativas referentes às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira", revela a ACT. 

Além disso, "está direcionado para informação do direito a férias dos trabalhadores, tendo em conta os 'casos especiais de duração do período de férias' legalmente considerados: direito a férias no ano de admissão, direito a férias nas situações de contratos a termo inferiores a 6 meses, e em situação de impedimento e cessação do impedimento prolongado [determina a suspensão do contrato de trabalho o impedimento temporário por facto respeitante ao trabalhador que não lhe seja imputável e se prolongue por mais de um mês, nomeadamente doença, acidente ou facto decorrente da aplicação da lei do serviço militar (artigo 296.º do Código do Trabalho)]".

"Os resultados deste simulador e os impactos das normas legais em vigor dependem do caso em concreto, devendo ter em conta, nomeadamente o previsto na legislação da segurança social nas situações de impedimento prolongado por incapacidade por doença ou parentalidade", nota ainda a ACT. 

Leia Também: Fatura da luz aumentou? O que saber se está no mercado livre ou regulado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório