Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Escalão determina quanto se recebe de abono. Sabe qual é o seu?

Veja a tabela e descubra qual é o seu escalão em função dos rendimentos que recebe.

Escalão determina quanto se recebe de abono. Sabe qual é o seu?
Notícias ao Minuto

08:46 - 23/01/24 por Notícias ao Minuto

Economia Abono

Nem todos recebem o abono de família e o valor depende do escalão de rendimentos de uma família. Sabe qual é o seu? Explicámos tudo neste artigo. 

De acordo com a DECO PROteste, existem cinco escalões de rendimentos, determinados pela sua relação com o indexante dos apoios sociais (IAS), que tem o valor de 509,26 euros em 2024. 

"O primeiro escalão abrange os rendimentos até 0,5 do IAS e no quinto escalão fica quem tem um rendimento superior a 2,5 vezes o valor do IAS. Para saber qual o seu escalão, tem de dividir a totalidade dos rendimentos anuais brutos pelo número de crianças e jovens com direito ao abono no agregado, acrescido de 1. O resultado corresponde ao rendimento de referência que equivale a um escalão", explica a organização de defesa do consumidor.

Notícias ao Minuto Escalão de rendimentos© Reprodução do site da DECO PROteste

A DECO PROteste lembra que os "rendimentos de 2022 são utilizados para calcular o escalão que vai ser pago em 2024 relativamente às crianças ou jovens que já estão a receber abono, tendo por base o IAS a que se reportam os rendimentos (443,20 euros é o valor do IAS para 2022)".

Já os "rendimentos de 2023 são usados para calcular o escalão dos pedidos efetuados em 2024, com base no IAS a que se reportam os rendimentos (480,43 euros)".

Importa ainda sublinhar que "este escalão é determinado anualmente, tendo como data de referência 31 de outubro, dia até ao qual deve ser feita a prova de rendimentos".

"Como a situação é reavaliada todos os anos, caso haja modificação dos rendimentos, ou da composição do agregado familiar, o valor a receber pode sofrer alterações", conclui a organização de defesa do consumidor. 

Leia Também: "Complementa o abono". Afinal, quem recebe a Garantia para a Infância?

 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório