Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

CGD financiou Grupo Espírito Santo em 300 milhões

A Caixa Geral de Depósitos financiou sociedades detidas pelo Grupo Espírito Santo em cerca de 300 milhões de euros. Segundo o Público, em troca desse financiamento, o banco estatal recebeu garantias, tais como ações ou bens imobiliários.

CGD financiou Grupo Espírito Santo em 300 milhões
Notícias ao Minuto

08:43 - 12/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Negócio

A crise que envolve o Grupo Espírito Santo (GES) está longe de estar terminada.

Ontem, o Expresso revelou que a família Espírito Santo pediu um crédito de mais de 100 milhões de euros ao banco Nomura para fazer face ao último aumento de capital do BES (1.045 milhões).

Hoje, o jornal Público revela que a exposição da Caixa Geral de Depósitos (CGD) a sociedades detidas pelo GES ronda os 300 milhões de euros.

Ora, segundo a mesma fonte, em troca de fornecer este financiamento, a CGD ficou com garantias reais, tais como ações e bens imobiliários.

A Espírito Santo International (ESI), que controla o Espírito Santo Financial Group (ESFG) que é o maior acionista do BES, entregou à CGD como garantia do empréstimo ações do ESFG. Mas o Espírito Santo Financial Group já pediu à CMVM a suspensão da negociação em bolsa. Isto porque a ESI poderá avançar com um pedido de insolvência e, se tal acontecer, a CGD terá de encaixar uma perda total ou parcial, dependendo do contrato, explica o Público.

Por outro lado, a execução dos títulos da ESFG é uma opção válida para o banco estatal que se tornará, desta forma, acionista do BES.

Mas o financiamento dado pela CGD não se resume à ESI. Segundo o Público, o banco estatal tem ainda um conjunto de várias propriedades na Comporta, empresa que pertence à família Espírito Santo. Estes bens imobiliários foram uma das garantias dadas ao banco do Estado para que fosse concedido o empréstimo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório