Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Voz, internet e TV: Em caso de avaria, tem direito a desconto na fatura?

Fique a par do esclarecimento da Anacom.

Voz, internet e TV: Em caso de avaria, tem direito a desconto na fatura?
Notícias ao Minuto

10:24 - 12/01/24 por Notícias ao Minuto

Economia Comunicações

Se houver uma avaria e ficar sem os serviços de telecomunicações - como voz, internet e TV - saiba que tem direito a um reembolso caso a indisponibilidade seja superior a 24 horas, consecutivas ou acumuladas, esclarece a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).  

"Sempre que, por motivo que não seja da sua responsabilidade, os serviços contratados se mantiverem indisponíveis por um período superior a 24 horas, consecutivas ou acumuladas por período de faturação, tem direito ao crédito do valor equivalente ao preço que seria devido pela prestação do serviço durante esse período", pode ler-se no Portal do Consumidor, da Anacom. 

Este valor, explica a Anacom, "deve ser pago pelo operador, independentemente do seu pedido de reembolso, através de crédito na fatura seguinte ou, no caso de serviços pré-pagos, por crédito no respetivo saldo". 

"Caso já não seja cliente do operador e o crédito ainda não tenha sido processado, o operador deverá efetuar o reembolso por qualquer meio, nomeadamente por transferência bancária ou envio de cheque, no prazo de 30 dias a contar da data de cessação do contrato", pode ainda ler-se naquele portal. 

Além disso, o "operador deve ainda reembolsá-lo pelos custos com a participação da avaria, desde que esta não lhe seja imputável".

Quando começam a contar as 24 horas? 

Ao que indica a Anacom, "o período de 24 horas é contado a partir do momento em que a situação de indisponibilidade seja do conhecimento do operador ou lhe tenha sido comunicada pelo utilizador".

E mais: "Se a indisponibilidade dos serviços, depois de reportada ao operador, se mantiver por um período superior a 15 dias, o utilizador tem o direito de cancelar o contrato sem qualquer custo".

"Estas regras são aplicáveis a todos os utilizadores finais. Sem prejuízo, o contrato deve prever um prazo máximo para reparação de avarias e indicar a indemnização a que terá direito se esse prazo não for cumprido pelo operador. Adicionalmente, deverá constar do contrato a compensação a que terá direito na falta de comparência do técnico na data acordada para reparação da avaria", pode ainda ler-se.

Leia Também: Empresas. Banco Português de Fomento faz investimento de inovação social

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório